Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Alemanha enterra as brasileiras

Por Davi Boaventura

O sonho acabou. Na primeira final de Copa do Mundo do futebol feminino nacional, a Seleção Brasileira não resistiu e perdeu para a poderosa equipe da Alemanha pelo placar de 2 a 0 no Xangai Hongkou Stadium. Cinco vezes vencedora do torneio europeu de seleções, a Seleção Alemã se junta aos Estados Unidos e se torna bicampeã mundial.

A partida começou equilibrada. As duas equipes brigavam muito pela bola e grande parte das jogadas eram apenas chutões para o campo adversário e passes na área defensiva. Logo aos 6 minutos, saiu o primeiro cartão amarelo quando a alemã Garefrekes fez falta dura em Cristiane na lateral do gramado.

O Brasil começou a se soltar mais, tocava a bola com habilidade, mas a seleção alemã assustava a torcida com contra-ataques perigosos. Aos 23 minutos, a grande chance do primeiro tempo para a Seleção Brasileira. Daniela Alves pegou uma bola espirrada na entrada da área e acertou em cheio o travessão direito da goleira Angerer.

O time brasileiro continuava com mais posse de bola, aproveitando os erros de passe da equipe alemã, mas não levava perigo ao gol germânico. Aos 46, a juíza australiana Tammy Ogston, com atuação discreta, encerrou a primeira parte da final. A ansiedade e esperança cresciam nos torcedores.

O início da etapa final foi bastante nervoso. O Brasil errava muitos passes e dava espaço para a Alemanha, que adiantou a marcação e pressionava a zaga canarinho. Demorou apenas seis minutos para o pior pesadelo brasileiro começar a acontecer.

Smisek desceu pela lateral esquerda da defesa brasileira e cruzou para o meio da área, encontrando Prinz sozinha para completar e colocar a bola para descansar no fundo da rede do gol de Andréia. Tenso, o Brasil tentou reagir, mas continuou errando passes e procurando empatar apenas na base da correria.

O destino resolveu ajudar, no entanto, a Seleção Brasileira não soube aproveitar. Formiga lançou Cristiane e a atacante foi derrubada na área. Pênalti, que Marta bateu mal e jogou a bola na mão de Angerer.

O nervosismo era evidente e a torcida parecia não acreditar mais no título. A Alemanha se fechava no campo de defesa, parava o ataque brasileiro com faltas e saía em velocidade nos contra-ataques.

Aos 40 minutos, um escanteio cobrado por Lingor enterrou os sonhos brasileiros definitivamente. Laudehr subiu mais do que a defesa e fechou o placar. Cinco anos depois do pentacampeonato dos homens, as mulheres da Alemanha devolvem o placar e levam o título mundial.

As brasileiras caíram no gramado e as lágrimas escorreram pelos rostos de Andréia, Elaine, Aline, Tania, Renata Costa, Ester, Daniela Alves, Formiga, Maycon, Marta e Cristiane. Agora, é esperar 2011.

Publicado em http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=793866

Nenhum comentário: